kefir - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes

Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes

Kefir o Que É?

kefir - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes
Kefir

Kefir é um probiótico, composto por uma combinação de aproximadamente 50 tipos diferentes de microrganismo (bactérias e fungos benéficos para a saúde), cuja fermentação pode ser feita com leite ou água com açúcar mascavo.

Assim como outros alimentos que possuem bactérias benéficas, como os “leites fermentados com lactobacilos vivos”,  é uma colônia de micro-organismos que fazem bem para a saúde.

Os grãos são uma colônia de vários tipos de leveduras e bactérias agrupadas que utilizamos para preparar uma bebida fermentada a base de leite.

É inofensivo, pelo contrário ele trará super benefícios, pois cura a maioria das doenças.

Estima-se que Kefir tem sido usado por seres humanos por cerca de 4.000 anos, nesse período, seu uso foi secreto por povos da região do Cáucaso, região montanhosa entre os mares Negro e Cáspio, eles tinham medo que inimigos ou supostos inimigos deles tivessem acesso aos benefícios do Kefir ou que perdesse suas propriedades benéficas, portanto, esconderam durante cerca de quatro mil anos segredo da produção.

Caucasus region - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes

Valor Nutricional

    • Cálcio 20%
    • Calorias 104 Kcal
    • Carboidratos 7 g
    • Gordura 6 g
    • Magnésio 5%
    • Proteína 6 g
    • Fósforo 20%
    • Riboflavina 19%
    • Vitamina B12 14%

Existem 2 tipos Principais Tipos De Kefir

kefir da agua - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes

Kefir de leite (feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, mas também de leite de coco) e o Kefir de água (feito de água açucarada ou de coco, ambos não contendo leite).

Como Fazer?

A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite ou em água e armazenando em temperatura ambiente.
Para fazer essa fermentação, os grãos são adicionados a bebida que será fermentada (água com açúcar mascavo ou leite).

Compartilhe este artigo com seus amigos no Google+

Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook

Compartilhe este artigo com seus amigos no Twitter

Kefir 13 Benefícios

Ajuda Emagrecer

Além disso, consumo de kefir ajuda a emagrecer por proporcionar saciedade, e com isso você diminui a ingestão de alimentos.
Por conter probióticos benéficos também à flora intestinal, também ajuda no processo de emagrecimento, pois a perda de peso ocorre mais facilmente quando a flora está equilibrada.

Auxilia na Intolerância à Lactose

Pode parecer loucura, mas sim, produtos fermentados com o Kefir, podem ajudar as pessoas com intolerância à lactose, isso ocorre porque a fermentação muda a composição química dos alimentos e como no caso do leite fermentado, Kefir é relativamente baixo na lactose.

Equilíbrio na Flora Intestinal

Estabelece um equilíbrio na flora intestinal eliminando dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, aumentando a população bacteriana benéfica e protetora que reduz casos de colite, constipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo sistema digestivo por contar com auxílio de 8 leveduras e 2 bactérias acéticas.

Alergias

Um estudo publicado no Journal of Food Science em outubro de 2010, afirma que Kefir também tem propriedades anti-alérgicas, tornando-se uma bebida ideal para pessoas que sofrem de vários tipos de alergias.

Prevenção da Asma

Segundo Journal of Immunology, um recente estudo mostrou que Kefir possui efeitos positivos sobre alergias e asma, sem falar que tem fortes propriedades anti-inflamatórias que poderiam ser úteis na prevenção da asma.

Benefícios ao Sistema Nervoso

Sistema Nervoso - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes

Devido a presença do triptofano, um aminoácido que promove benefícios ao sistema nevoso auxiliando em problemas do sono.
Estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, ajudando nos casos de depressão e ansiedade.

Trata Doenças da Pele

A máscara facial de Kefir ajuda a recuperar e regular equilíbrio ácido alcalino nas células e a microbiota presentes na pele (devido aos lactobacilos e outras cepas de bactérias e leveduras benéficas).

Porém uso desses lactobacillus vivos colaboram com tratamento de diversas doenças de pele, como Vitiligo, Psoríase, Lupus, Acne que também tem componente infeccioso, entre outras.

Reduz os Níveis de Colesterol

Kefir Estimula a circulação, favorecendo bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.

Prevenção do Câncer

Embora nada ainda possa substituir tratamento tradicional contra câncer, acredita-se que um dos Benefícios do Kefir de Leite é atuar como agente coadjuvante contra a doença, evitando crescimento desenfreado das células cancerígenas e trazendo mais chances de cura.

Melhora a Construção Muscular

Construção Muscular - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes

A composição do alimento é rica em proteínas, desta forma, um dos benefícios do kefir é beneficiar os músculos do corpo, e melhorar seu rendimento físico, ao atuar na potencialização da absorção da glicose pelo sistema muscular.

Ossos Fortes é Saudáveis

É Fonte de Cálcio e ajuda na construção de ossos fortes é saudáveis, mas também fortalece os dentes.

Fortalecimento do Sistema Imunológico

Possui propriedades que atua no combate as bactérias maléficas, fungos, parasitas, vírus e vermicidas, com isso as alergias, candidíase e outras doenças oportunistas relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio serão beneficiadas pelo uso do Kefir.

Problemas Estomacais

Estomacais - Kefir: 13 Benefícios De Saúde Surpreendentes
Estomacais

Ajuda no tratamento com Problemas Estomacais, por reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo portanto, um ótimo alimento para pessoas com problemas de gastrite, úlcera e refluxo, entre outros.

Kefir Onde Comprar

É possível comprar ou encontrar doadores de grãos em sites da internet, e o leite de Kefir pode ser encontrado em supermercados ou loja de produtos naturais.

Mas as doações entre amigos ou em sites da internet são muito comuns porque os grãos são cultivados em ambiente líquido, se multiplicando, e uma parcela deve ser removida para prevenir crescimento excessivo, por isso quem tem em casa costuma oferecer aos familiares e amigos.

Outra opção é comprar grãos de uma loja de produtos naturais ou produtos especializados que trabalhem com culturas de bactérias para alimentos.

Deixe suas Dúvidas ou Sugestões nos Comentários!