Benefícios Do Ovo - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

egg 1364869 - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes
Benefícios Do Ovo

Segundo a especialista, o ovo merece entrar no cardápio por ser rico em proteínas que garantem bom funcionamento do organismo, além de ser fonte das vitaminas A, D, E, K e do complexo B, e minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3.

Além disso, estudos indicam que 1 dos benefícios do ovo é substância  que ele possui chamada lecitina, responsável por interferir na absorção do colesterol e impedir que ele seja captado pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol no sangue,  exatamente contrário do que se pensava antes.

Por ser rico em proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para organismo, consumo de ovos proporciona benefícios como aumento de energia, auxílio na redução de peso, estímulo à memória e proteção à visão.

Ovos orgânicos provenientes de animal criado livre ou no pasto são muito superiores quando se trata de conteúdo nutricional, enquanto ovos provenientes de animais criados de forma convencional são muito mais prováveis de estar contaminados com bactérias causadoras de doenças, como salmonela.

nutrientes do ovo - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes
Benefícios Do Ovo

Benefícios do Ovo

Para ter todos os benefícios do ovo é importante comer todas as suas partes, pois é na clara que fica a proteína albumina e na gema que se concentra a maior parte das vitaminas, minerais e ômega-3.

Para obter os seus benefícios, deve-se consumir de 3 a 7 Ovos inteiros por semana, podendo-se consumir uma quantidade mais elevada da clara do Ovo, onde estão as suas Proteínas.

Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook

Compartilhe este artigo com seus amigos no Twitter

Protege Contra Doenças Cardiovasculares

Benefícios Do Ovo - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

Os estudos científicos verificaram que as doenças cardiovasculares estão mais associadas a fatores hereditários e ao consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (laticínios, carne vermelha, embutidos, alimentos industrializados…) do que com os níveis de colesterol dos ovos.

Apesar deste alimento possuir uma quantidade razoável de colesterol, vários estudos epidemiológicos não encontraram nenhuma relação entre consumo de ovo e risco de doenças coronárias.

Ovo é rico em colesterol, no entanto, que deixamos de muitas vezes relevar é que esses níveis no sangue aumentam principalmente pelo consumo de gorduras saturadas que acompanham preparo do ingrediente.

Como a da manteiga, por exemplo Isso desmistifica que ovo é “inimigo do coração” e, segundo um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Não existem evidências que associem consumo do alimento ao risco de se desenvolver doenças cardiovasculares e derrames.

Inclusive a Associação Americana do Coração manifestou que consumo de ovo não interfere no risco de sofrer doenças cardiovasculares Nesta mesma linha, foi demonstrado que consumo de ovo não aumenta colesterol, como também aumenta os níveis de luteína e zeaxantina,

Dois carotenoides que influenciam de forma positiva no desenvolvimento da arteriosclerose.

Os ovos, já conhecidos por ser fonte de proteínas e vitaminas, agora também podem reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, é que indica um estudo publicado na revista Heart.

Consumo de ovos antes era limitado para reduzir as concentrações séricas de colesterol para a prevenção de doenças cardiovasculares, hoje sabemos que consumo de ovos não estão mais associados com risco de doenças cardiovasculares.

Na verdade, importamos dos Estados Unidos dogma de que ovo faz mal porque contém colesterol, mas esquecemos de que consumo médio do americano é de 250 ovos por ano, enquanto no Brasil é de apenas 90.

Países com elevado consumo de ovos como Japão, Espanha e França têm as menores taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares entre os países industrializados, que demonstra que ovo não é vilão destas doenças.

Baixo em Colesterol LDL, Embora Alto em Colesterol HDL Bom

Colesterol - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes
Benefícios Do Ovo

Um estudo de 1999 da Universidade de Harvard analisou 115 mil pessoas durante mais de década e concluiu que comer um ovo diariamente não levaria a um aumento do colesterol no sangue,

Isso porque colesterol LDL ( ruim), contido na gema é insuficiente para ser responsável pelo aumento da incidência de doenças cardiovasculares na população.

Um dos recentes estudos derruba a ideia de que consumo de ovos aumenta colesterol e as gorduras saturadas e que são a principal origem das doenças..

O colesterol apresenta sua grande importância para desenvolvimento, assim como sua necessidade de equilibrar os níveis do colesterol HDL e LDL, a fim de balancear as gorduras presente no organismo humano.

Contudo, não detectaram mudanças na concentração total de colesterol do sangue, quando ovo foi adicionado às dietas que já continham quantidades moderadas de colesterol.

Ótima Fonte de Colina

Outro Benefícios Do Ovo que é uma excelente fonte de colina, que atua na quebra da homocysteine.

Aminoácido do sangue associado com aumento do risco de doenças do coração.

doenças do coração - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

As melhores fontes de colina são ovos (em especial, a gema) e fígado bovino, alimentos muitas vezes evitados ou consumidos com restrição pelo medo que as pessoas tem nas quantidades de gordura e colesterol.

Outra particularidade é que a Colina se converte para a trimetilglicina, que poderá auxiliar na redução dos níveis de homocisteína.

Diminuindo desta forma os riscos de acidente vascular cerebral, bem como as doenças cardíacas, câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e diversos tipos diferentes de doenças degenerativas.

Proteja seus olhos da degeneração relacionada à idade

olhos da degeneração - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

Ovos contém quantias consideráveis de 2 importantes antioxidantes:

  • A luteína e a;
  • Zeaxantina.

Os quais diminuem risco de doenças degenerativas oculares.

A luteína está presente, principalmente, na retina e é responsável pela filtragem e absorção da luz azul.

Com isso, pela proteção da retina contra os raios solares, reduzindo a incidência de luz que provoca danos à retina e podem causar doenças a longo prazo, como a degeneração macular, mais comum na terceira idade.

A alimentação rica em zeaxantina e luteína reduz as chances de doenças oftalmológicas como a catarata e a degeneração macular, males relacionados à idade e que levam à cegueira.

Ajuda A Emagrecer

Estudos mostram que comer um café-da-manhã rico em proteína, feito de alimentos como ovos, pode te ajudar a se sentir cheio por mais tempo e isso sempre pesou em favor dos que defendiam que ovo emagrece.

Comer ovo é importante para quem quer perder peso, além de alimento ser a melhor fonte de proteína que existe e possuir vitaminas, minerais e antioxidantes poderosos.

Pesquisas de institutos renomados da América do Norte (EUA mais precisamente) mostram que pessoas que ingeriam pelo menos duas unidades de ovo no café da manhã foram capazes de perder 65% mais peso em relação àquelas pessoas que ao invés de ovos comiam pães na primeira refeição do dia.

Fortalece os Ossos.

Um dos Benefícios Do Ovo, é que um dos poucos alimentos que possui vitamina D (vitaminas lipossolúvel), responsável pela deposição do cálcio ósseo.

Mantenha sua pele saudável

pele saudável - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

Protege a saúde da pele, como a luteína Lutein OPT tem ações que absorvem a luz solar dos olhos devido sua ação antioxidante, também pode livrar os radicais livres da pele, protegendo a pele de diversas doenças.

Na clara do ovo podemos encontrar também a enzima, que exposta sobre a pele tem a função de destruir as paredes das células bacterianas, com isso fecha os poros, e com os poros fechados reduz a oleosidade do rosto, melhorando a fixação da maquiagem.

Uma ótima solução caseira para manchas escuras no rosto causadas por alterações hormonais e pela exposição solar é limpar a pele com uma solução alcoólica à base de pepino e clara de ovo

porque estes ingredientes conseguem atenuar as manchas escuras na pele, alcançando bons resultados.

Quando aplicada no rosto por meio de máscaras faciais, a clara do ovo deixa a pele mais firme e aveludada porque contém colágeno (substância que dá sustentação à pele) e albumina.

Proteína com grande poder cicatrizante e que confere efeito tensor à cútis, deixando-a mais lisa e com menos flacidez.

Fortalece Sistema o Imunológico

Sistema o Imunológico - 8 Benefícios Do Ovo Para Saúde Surpreendentes

A gema também ajuda a fortalecer sistema imunológico, prevenindo principalmente doenças respiratórias graças a presença da vitamina A e vitamina D. Como dito anteriormente, seu consumo moderado não causa riscos à saúde e traz vários benefícios ao organismo.

Conclusão

Sabemos que os Benefícios Do Ovo possui mais lados positivos do que negativos e que, na verdade, a introdução do alimento em nossa rotina alimentar pode trazer uma série de benefícios para nossa saúde.

Pois ovo é rico em vitaminas, minerais e funções essenciais dentro do organismo.

Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários!